A fiscalização do uso da cadeirinha para crianças até 7 anos e meio começou no dia 1º de setembro em todo o Brasil. Pela resolução aprovada pelo Contran, quem for pego infringindo a nova regra ficará sujeito a multa de R$ 191,00, 7 pontos na carteira e pode ter o carro retido.
O uso de cadeirinhas de bebê nos automóveis, depois de ter sido recomendado e conscientizado, é lei e tem por objetivo garantir a segurança das crianças transportadas. Muitos motoristas, porém, deixam de usá-la por desleixo ou displicência. Outros não sabem como usar e há ainda aqueles que usam de maneira errada.
Vale lembrar que estudos mostram que o uso adequado das cadeirinhas pode reduzir o número de mortes em acidentes em até 70%. Também é importante verificar se o produto tem o selo do Inmetro, que garante que ele foi testado e aprovado pelo órgão.
Devemos lembrar que o valor da multa para quem não cumprir esta lei é algo em torno de R$ 200, valor irrisório se comparado à segurança proporcionada pelo uso da cadeira.
Tipos de Cadeira
Crianças de até 9 meses de idade
Utilize um porta-bebê. Trata-se de uma construção rígida associada a um sistema de correias que oferecem conforto e proteção aos bebês, tanto em caso de acidente quanto no transporte do dia a dia, guardando a criança dos possíveis traumas que poderiam advir de irregularidades no asfalto, freadas bruscas, etc. O posicionamento ideal desta cadeirinha é de costas para o banco dianteiro do veículo, conforme a foto.
Crianças entre 9 meses e cincos anos
Deve-se utilizar uma cadeira individual presa ao assento traseiro do automóvel. Há no mercado uma grande variedade de modelos deste equipamento. Dê preferência aos modelos que são presos pelo cinto de segurança do próprio carro, o que além de ser mais prático, permite a utilização da cadeira em outros automóveis sem muito trabalho. Certifique-se de que o cinto possui uma correia que passe entre as pernas da criança, uma vez que aqueles que são presos apenas pela cintura ou peito permitem, em caso de acidentes, que a criança escorregue do acento, tornando-se assim inadequados.
Crianças de 5 a 10 anos de idade
Utilize o próprio cinto do carro, sempre no banco de trás, utilizando um acento de elevação, para proporcionar à criança uma altura adequada para utilizá-lo. Algumas lojas vendem almofadas especialmente desenvolvidas para este fim.
Crianças maiores de dez anos podem utilizar o cinto de adultos sem a necessidade de qualquer acessório adicional, a menos que a criança em questão não tenha altura o suficiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário